[In]Certezas

[In]Certezas é um projeto expositivo, em galeria virtual, organizado pela equipe artística da Galeria de Artes da UFAM, com o apoio da Faculdade de Artes - FAARTES, e da Pró-Reitoria Extensão - PROEXT, através do Programa de Extensão "Galeria de Artes da UFAM - GAU". Esta exposição visa discutir, por meio das Artes Visuais, acerca de nossa realidade atual, (re)pensando os reflexos na sensibilidade individual e social de cada artista. Tem um papel social e político importante, porém, sua missão existencial extrapola os limites da esfera social imediata e material, pois intenta convidar-nos e a quem possa apreciar, a meditar profundamente nos caminhos de nosso desenvolvimento do sensível, do corpo e da mente, bem como dos reflexos de nossa sociabilidade. 


É um projeto totalmente virtual no intuito de incentivar a produção e a difusão da produção acadêmica no âmbito da FAARTES, mantendo em movimento a criação artística em tempos de pandemia, permitindo o acesso a produção em artes aqueles que necessitam e buscam por ela. 


Ademais, esse projeto tem o propósito de levantar dados acerca da produção artística em tempos de pandemia, fazendo uso das mídias virtuais como forma de mantermo-nos próximos, mesmo no isolamento de nossas casas. Busca ainda, conhecer quais os temas e ideias que perpassam a mente criadora nesse momento.

Orlane Freires e Valter Mesquita

[IN]CERTEZAS

Bauman certa vez falou que a incerteza é o verdadeiro habitat da vida humana. De fato, esta frase nunca fez tanto sentido como neste período de pandemia. Para acalmar nossos corações em meio a este habitat incerto, a arte se apresenta como um abraço sensível e também chama nossa atenção aos detalhes que permeiam nosso próprio lar ou ambiente de convívio. 

Em tempos turbulentos, a tristeza sonda nosso cotidiano diante de tantas perdas; o afeto é necessário e compartilhar arte é mais do que nunca - hoje - o melhor dentre todos os abraços para se fortalecer e seguir. É uma gota de esperança num caos oceânico, onde os barcos que levam nossos corações parecem estar em tamanha deriva. Hoje não podemos nos tocar fisicamente, mas podemos compartilhar esses abraços visuais e de intensas reflexões do sentir. 

A exposição denominada "Incertezas" nos apresenta um panorama do que os artistas participantes estão sentindo/pensando durante o isolamento através de sua expressão visual. O conjunto de obras, figurativas e abstratas, transpassa diversas linguagens, desde pinturas, desenhos até fotografias, envolvendo várias percepções sobre um tema que tem afetado a humanidade. 

Segundo Fayga Ostrower, “a arte representa um caminho de conhecimento da realidade humana”. Neste contexto, os artistas desembrulham seus sentimentos/pensamentos para expressar o que é viver num tempo incerto, num tempo de dúvidas, angústias e dores, mas também, de esperança e coragem. Afinal, é necessário se reinventar a cada dia para (re)criar sua realidade e, assim, (sobre)viver. 

Caroene Neves e Priscila Pinto 

Curadoria