A exposição fotográfica “Mãos, palavras do corpo” faz parte das ações da FAARTES, Faculdade de Artes da UFAM, acerca do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio no país. A GAU, Galeria de Arte da UFAM, apresenta nesta exposição os ensaios fotográficos de treze artistas visuais, Anderson Souza, Ellen Pinheiro, Ester Lima, Emy Rocha, Lugoux, Marcelo Rufi, Marco Antônio, Manu.O, Sakiko, Sarah Campelo, Sofia Cruz, Suzana Tossan e Tiago Castilho, os quais tiveram como fio condutor para o presente trabalho artístico a poética das mãos.
Através das fotografias, vemos a reflexão dos artistas sobre as mãos em sua potência expressiva e simbólica, assim, o amparo, a depressão, a aceitação, a espiritualidade, a união, os desejos e demais temas que circunscrevem-se nos sentimentos humanos e na subjetividade, são revelados e instigados através da arte da fotografia no passeio criador proposto por cada artista.
A exposição possui o número de sessenta e cinco obras expostas, sendo cinco obras por artista e teve a curadoria das professoras e artistas visuais Mariene Mendonça e Orlane Freires, atuais coordenadoras da GAU, e os artistas participantes da exposição são acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Visuais na FAARTES/UFAM.
Mãos, as palavras do corpo. Em suas linhas, conchas e pontas, uma ponte:
Medos, desejos, curas, afetos, conhecimentos, cortes, amparos.
Mãos tudo dizem e de nós, tudo sabem.
Com as mãos protegemos e lançamos,
Com as mãos ofertamos e acenamos para a liberdade,
Nas mãos o cuidado com o outro e também
para sempre, em nossas mãos, o adeus do que precisou partir.
Nas mãos o sinal dolorido da realidade,
E também nas mãos a esperança dos gestos de fraternidade
Nas mãos um guia, a condenação, a retração da timidez,
a amplidão da intimidade
E em nossas mãos limpas o seguir em frente,
No elo com as mãos erguem-se
nossas almas e cabeças!
Em nossas mãos a manifestação de grandes perguntas... E agora?
Em nossas mãos, o carinho de queridas respostas: Estamos Juntos!
Nesta exposição, eis aqui, juntas, minha e nossas mãos.
Não como meras imagens, bagagens da virtualidade em tuas janelas,
Mas mãos que são um aceno coletivo,
Um aplauso à união, às vidas que se encontraram na arte, mãos
simbolicamente estendidas para vos acolher e nos declamar...
Meu nome artístico é "A", tenho 20 anos, trabalho como estagiário no PIBID. Gosto de tirar fotos porque acho que com um simples momento bem capturado consigo me expressar bem mais do que quando quando falo algo através da linguagem verbal.
Nasceu no dia 14/08/1998, cursa Licenciatura em Artes Visuais na UFAM, ama fotografar com um olhar sensível e amoroso nos quais se destacam sua própria identidade.
De 09/07/2001, cursa Artes Visuais desde 2019 na UFAM, trabalha com pinturas e string art, não perde a oportunidade de experimentar novos meios de expressões artísticas.
Artista independente, contestador, anárquico, iconoclasta e um genuíno experimentador de linguagens.
Gastrônomo de formação e graduando de Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas, vivendo experimentações artísticas como extensão da minha visão social e política.
Mayara Andrade da Cruz Jansen. Entrou em 2019 no curso de Artes Visuais da UFAM. Corta, costura e sobrevive.
Vinte e um anos de Terra, e além disso tudo, estudante de Artes Visuais na UFAM. Pixadora, fotógrafa, arte educadora em comunidades periféricas através do Arte Ocupa e trampa em ocupações artísticas como curadora e criadora.
Artista visual, graduanda em licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Vem abordando em seus processos artísticos sobre existencialismo, sentimentos e emoções.
Aos 21 anos, tive os primeiros contatos com o processo criativo, na graduação de Publicidade e Propaganda, no Rio de Janeiro. Em 2018, ingressei no mundo das Artes Visuais, através da UFAM, e a cada conteúdo, prática ou teoria, tenho a certeza de que arte me escolheu como expectadora, admiradora e, por que não, Artista!
Nasceu em 14/02/2000 em Manaus, Amazonas. Estudante do curso de Artes Visuais da UFAM, seu estilo é momentos utilizando diversas técnicas.
Emilly Rocha, nome artístico Emy Rocha, 22 anos, é artista visual e atualmente cursa licenciatura em Artes Visuais na UFAM. Procura se expressar por meio da pintura e explorar o uso das cores.
De 1999, cursa Artes Visuais desde 2019 na UFAM. Em redenção e com o coração em desalinho, pinto e rabisco.
Estudante de Licenciatura em Artes Visuais (UFAM), natural do Amazonas. Dialogo através das minhas vivências e cores.